Na tarde do dia 14 de dezembro de 2020 nas dependências da Câmara de Vereadores de Siqueira Campos, Frei Carlos Gonzaga Vieira atual pároco da Paróquia Divino Espírito Santo e reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde recebeu em nome da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos uma honraria concedida por esta casa de leis, a moção que foi uma proposição do Ilustre vereador Márcio Júnior de Carvalho é de congratulações pelos 100 anos de presença dos Freis Capuchinhos no Paraná e Santa Catarina neste ano de 2020.
A sessão de entrega desta moção foi a última ordinária deste ano e também a última da atual legislatura, os vereadores presentes fizeram questão de demonstrar elevada estima por Frei Carlos na sua condução como pároco e também como cidadão desta cidade. O vereador presidente da Câmara Manoel Estevam Velasque dirigiu palavras de afeto aos Freis e disse que aprendeu a admirá-los, já que há 100 anos evangelizam e cuidam do rebanho do Senhor nestas terras.
Após a entrega da moção pelas mãos do Vereador Márcio Júnior de Carvalho, autor da proposição, Frei Carlos foi convidado a fazer uso da tribuna. A fala foi muito bem conduzida por ele, fazendo assim menções e lembranças desta fantástica história em terras siqueirenses, do Paraná e Santa Catarina. Foram lembrados neste momento o primeiro Frei a assumir a reitoria da capela de Colônia Mineira o Frei Angélico de Ênego e o primeiro pároco Frei Belino de Santa Bona. Frei Gabrielângelo de Rovigo também foi lembrado como um ser humano único e um religioso além de sua época.
A sessão foi marcante sobremaneira por delimitar de forma muito suntosa a importância das centenas de Freis para o Norte Pioneiro do Paraná, na certeza de que aqui muitas sementes foram plantadas e hoje os frutos são colhidos.
“Cai a semente no solo banhado, vai semeando e contemplando o céu…”
VEJA AS FOTOS: