Freis


100 anos da presença dos Freis


A Ordem dos frades menores capuchinhos é um ramo da primeira ordem de São Francisco de Assis em 1517 pelo Papa Leão X. Quatro freis vênetos (vindos da cidade de Veneza), antiga “Serenissima Repubblica di Venezia”, na Itália, deram início a um importante episódio missionário da história religiosa do Paraná, Santa Catarina e Paraguai, por onde se estende atualmente a Província Capuchinha São Lourenço de Brindes.

Em 31 de janeiro de 1920, os frades Frei Ricardo de Vescovana, Superior Regular da Missão, Frei Angélico de Ênego, Frei Teófilo de Thiene e Frei Maximiliano de Ênego, chegaram às 19h30 em Siqueira Campos - PR. Ao longo desses anos, centenas de frades doaram suas vidas nas terras catarinenses. A missão se estendeu como paróquia, como casa de formação conventual e como Santuário do bom Jesus da Cana Verde.

Em 1957 a 1968, a missão transforma-se em Custódia e eleva-se a nível de Comissariado Provincial, até que, a atuação dos freis Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina foi declarada como grupo autônomo da Ordem Capuchinha, formando a Província Regular da Ordem Capuchinha, que tem como patrono São Lourenço de Brindes.

Este ano, 2020, celebramos com grande ação de graças e júbilo a presença capuchinha na igreja de Siqueira Campos e norte pioneiro do Paraná.